quarta-feira, 28 de março de 2012

A HISTÓRIA DO VOLEIBOL

                                                       




O vôlei foi criado em 9 de fevereiro de 1895 por William George Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, nos Estados Unidos da América.

  O objetivo de Morgan, que trabalhava na "Associação Cristã de Moços" (ACM), era criar um esporte de equipes sem contato físico entre os adversários, de modo a minimizar os riscos de lesões. Inicialmente jogava-se com uma câmara de ar da bola de basquetebol e foi chamado Mintonette, mas rapidamente ganhou popularidade com o nome de volleyball. O criador do voleibol faleceu em 27 de dezembro de 1942 aos 72 anos de idade.
    Inspirado no Tênis e desenvolvido para ser um jogo recreativo
para senhores, O voleibol era lento e pouco movimentado. Consistia em manter a bola em vôleio por cima da rede que dividia a quadra ao meio a 1,90m do chão. Daí o nome voleibol.

 Introduzido nas escolas, logo alcançou grande popularidade e, com a modifição de algumas características, tornou-se um rápido e movimentado, que exige bom preparo físico e técnica apurada.

Em 1947 foi fundada a federação internacional de voleibol (fivb), que regulamenta o esporte em todo mundo.

  Hoje o voleibol disputa a preferência internacional como um dos desportos mais praticados da atualidade.

   Não se sabe ao certo quando o voleibol chegou ao Brasil. Há quem afirme que o colégio marista de Pernambuco foi quem realizou a primeira partida de voleibol em solo brasileiro. Hoje temos documentos que provam que o voleibol foi introduzido no Brasil pela associação cristã de moços.

  No primeiro campeonato sul-americano de voleibol, promovido pela confederação brasileira de desportos (cbd) em 1951, o Brasil ganhou os títulos nas categorias masculina e feminina. Participando pela primeira vez de uma olimpíada, em 1964,no Japão a seleção brasileira de voleibol classificou-se em sétimo lugar na categoria masculina.

Em agosto de 1954, foi criada a confederação brasileira de voleibol, com a finalidade de regulamentar a prática do esporte no país.

 Nos últimos anos, o Brasil tem ocupado lugar de destaque no voleibol internacional. No masculino conquistou a medalha de prata nos jogos olímpicos de los Angeles, em 1988, e se consagrou definitivamente ao chegar á medalha de ouro nos jogos olímpicos de Barcelona em 1992 a na liga mundial em 1993.

No feminino, conquistou a medalha de ouro pela Grand prix em 1994, na disputa realizada na Ásia, e medalha de prata no mundial realizado no Brasil em 1994.
 A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud e tendo como fundadores os seguintes países: Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai.
O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o volley ball foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de volley ball masculino foi a Rússia; a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão.
O volley ball foi rapidamente ganhando novos adeptos, crescendo vertiginosamente no cenário mundial ao decorrer dos anos. Em 1900, o esporte chegou ao Canadá (primeiro país fora dos Estados Unidos), sendo posteriormente desenvolvido em outros países, como na China, Japão (1908), Filipinas (1910), México entre outros países europeus, asiáticos, africanos e sul americanos.
                                                  

Um comentário:

  1. Ok! gostaria de parabenizar a equipe pelo blog. Achei que poderiam fazer uma apresntação mais coletiva e participativa.Por esse motivo darei nota 2,0. Abraço Anselmo Quinto

    ResponderExcluir